INTRODUÇÃO

A Robótica Educacional, é um termo utilizado para caracterizar formas de aprendizagem que abrangem materiais de sucatas ou kits de montagem, compostos por diversas peças, como motores e sensores que podem ser controlados por softwares de computador, permitindo programação, e assim sua interação com o meio.

É uma proposta pedagógica, baseada na experimentação, onde professor e aluno buscam aprender, mesmo quando não é bem sucedida sua experiência, e isso não se torna uma barreira, e sim um motivo a mais para procurar alternativas e superar os problemas durante a montagem.

A Robótica Educacional vem se juntar aos demais recursos tecnológicos empregados no processo de ensino aprendizagem como instrumento que inserido nas atividades da sala de aula possibilitam explorar os mais diversos temas do currículo escolar.
Nesse ambiente constituído pelos recursos tecnológicos como interfaces, motores, sensores, programas e materiais de construção o aluno e professor têm a oportunidade de montar os mais diversos dispositivos robóticos ou robôs.

No processo de criação de um robô o aluno encontra a necessidade de buscar informações em áreas como Matemática, Física, Biologia, Educação Artística, Engenharia Mecânica, Engenharia elétrica, entre outras, na definição do projeto o emprego de formas claras de linguagem facilita a expressão das idéias, a pesquisa e aplicação de conceitos estéticos podem tornar mais atrativo o seu projeto robótico.

Ao planejar, construir, programar, depurar e refletir sobre o trabalho desenvolvido o aluno tem a oportunidade de lidar com problemas reais e atuar para criar uma ou mais soluções que atendam o objetivo proposto.

A mobilização, o envolver e conexão de várias competências caracterizam as atividades de robótica como interdisciplinares e desse modo coerentes com teorias como construtivismo e construcionismo.

Os recursos tecnológicos que oferecemos dispensam que professor e aluno tenham conhecimentos aprofundados dos aspectos técnicos. O acionamento de motores, leitura de dados de sensores, criação de seqüências de controles ocorre em um ambiente amigável com interface gráfica e comandos em português.

A Robótica pode ser definida como “a ciência dos sistemas que interagem com o mundo real com pouca ou mesma nenhuma intervenção humana” (ARSCONSULT, 1995, p.21).

Este espaço foi criado para estar sempre em construção, portanto sinta-se a vontade para navegar neste “site”, e contribuir para a elaboração do mesmo.

GT Robótica.

Referência:Segundo o Dicionário Interativo da Educação Brasileira (2004).